Balão Gástrico

O Balão Intragástrico (BIB) é um balão de silicone que possui uma válvula lisa e um cateter de introdução por onde é inflado, dentro do estômago do paciente, com solução salina e azul de metileno estéreis. Seu formato expansível permite um ajuste do volume de enchimento, no momento da colocação, que varia de 400 a 700ml.

O volume do balão é ajustado para cada paciente, de modo a atuar como bolo alimentar artificial, e se mover livremente dentro do estômago. O Balão Intragástrico foi projetado para auxiliar na perda de peso corpóreo por meio do enchimento parcial do estômago, induzindo à sensação de saciedade.

2. Como funciona?

veja o vídeo explicativo

O balão inflado ocupa um espaço dentro do estômago que seria do alimento, causando saciedade precoce (a pessoa sente-se satisfeita com pequenas quantidades de alimento).

O balão é colocado e retirado por endoscopia, não exigindo afastamento das atividades do dia-a-dia.

Deve ser utilizado em conjunto com uma dieta de longa duração, supervisionada por médicos e nutricionistas, e de um programa de exercícios físicos, com o propósito de aumentar a possibilidade de manutenção da perda de peso por um longo tempo. A colocação do balão é, portanto, o procedimento inicial de um tratamento multiprofissional que terá 6 meses de duração (tempo máximo de permanência do balão).

3. Indicações

O balão é indicado para uso temporário, como terapia para redução de peso, em pacientes obesos que tenham falhado em atingir ou manter a perda de peso em programas de controle de peso supervisionados por médicos. Indicações mais específicas são:

  • Pacientes com IMC maior que 28, refratários ao tratamento clínico por pelo menos dois anos, que apresentem doenças associadas a obesidade
  • Pacientes com IMC acima de 35 associado a comorbidades ou acima de 40, há pelo menos dois anos, que apresentem contraindicações ou não aceitem o tratamento cirúrgico
  • Preparo de pacientes com obesidade extrema (IMC > 50), para posterior cirurgia de restrição gástrica e/ou disabsorção
  • Redução de risco anestesiológico de pacientes obesos com doenças associadas e que necessitam submeter-se a algum procedimento cirúrgico (cirurgia geral, ortopédica, cardiovascular, ginecológica, urológica, etc.).

Agende sua Consulta
Encontre um profissional especializado para entender o que pode ser feito por você e tirar suas dúvidas.
Banda Gástrica
Conheça também o tratamento com a Banda Gástrica Ajustável.
Saiba mais
Bypass
O que é o Bypass Gástrico e como é realizada essa cirurgia?
Saiba mais
Nossa Clínica
Conheça mais sobre a nossa clínica
Agende sua Consulta Encontre um profissional especializado para entender o que pode ser feito por você e tirar suas dúvidas. Saiba mais
BANDA GÁSTRICA Conheça também o tratamento com a Banda Gástrica Ajustável. Saiba mais
Bypass Gástrico em Y Conheça a cirurgia Gastroplastia em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella. Saiba mais
Dr Denis Pajecki speaks fluent English.
If you want any information about our weight loss program, surgical or endoscopic procedures, please send us an e-mail:
drdenis@controledaobesidade.com.br or call the office (+55-11-32854489), Mondays to Fridays from 15:00 to 19:00.
CENTRO DE CONTROLE DA OBESIDADE © 2016