Balão Gástrico

O Balão Intragástrico (BIB) é um balão de silicone que possui uma válvula lisa e um cateter de introdução por onde é inflado, dentro do estômago do paciente, com solução salina e azul de metileno estéreis (Figuras 1 e 2). Seu formato expansível permite um ajuste do volume de enchimento, no momento da colocação, que varia de 400 a 700ml. O volume do balão é ajustado para cada paciente, de modo a atuar como bolo alimentar artificial, e se mover livremente dentro do estômago. O Balão Intragástrico foi projetado para auxiliar na perda de peso corpóreo por meio do enchimento parcial do estômago, induzindo à sensação de saciedade.

2. Como funciona?


Entenda o procedimento de colocação do Balão Intragástrico

O balão inflado ocupa um espaço dentro do estômago que seria do alimento, causando saciedade precoce (a pessoa sente-se satisfeita com pequenas quantidades de alimento). O balão é colocado e retirado por endoscopia, não exigindo afastamento das atividades do dia-a-dia. Deve ser utilizado em conjunto com uma dieta de longa duração, supervisionada por médicos e nutricionistas, e de um programa de exercícios físicos, com o propósito de aumentar a possibilidade de manutenção da perda de peso por um longo tempo. A colocação do balão é, portanto, o procedimento inicial de um tratamento multiprofissional que terá 6 meses de duração (tempo máximo de permanência do balão).

3. Indicações

O balão é indicado para uso temporário, como terapia para redução de peso, em pacientes obesos que tenham falhado em atingir ou manter a perda de peso em programas de controle de peso supervisionados por médicos. Indicações mais específicas são: - pacientes com IMC maior que 28, refratários ao tratamento clínico por pelo menos dois anos, que apresentem doenças associadas a obesidade - pacientes com IMC acima de 35 associado a co-morbidades ou acima de 40, há pelo menos dois anos, que apresentem contra-indicações ou não aceitem o tratamento cirúrgico - preparo de pacientes com obesidade extrema (IMC > 50), para posterior cirurgia de restrição gástrica e/ou disabsorção - redução de risco anestesiológico de pacientes obesos com doenças associadas e que necessitam submeter-se a algum procedimento cirúrgico (cirurgia geral, ortopédica, cardiovascular, ginecológica, urológica, etc...)


Saiba mais:
Alameda Jaú, 1767, Cj. 61 - Jardins - São Paulo - SP - Tels: (11) 3285-4489 / 3262-3582